Técnicas de trabalho'Integridade emocional'

Conflito com outra pessoa
Integridade emocional vê um confito como uma confrontação connosco próprios. Dentro do conflito, o outro simplesmente representa a parte de nós que está pouco consciente. Da qual temos medo e nos distanciamos. Assim atraimos alguem que é atraente porque a sua relação com este aspecto, na sua personalidade provávelmente é mais extrovertida. Mais explicita. Para essa pessoa, geralmente atraíu -nos por termos na nossa personalidade certos aspectos os quais teme ou se distancia por ter uma relação dificil com esses aspectos.


Cria uma imagem da pessoa. Certifica-te que tens a sua atenção. O que sentes? o que te aconteçe ao estares presente com esta pessoa? ( discreve factualmente o que aconteçe neste momento. Toda a informação passada deixa da ser importante aqui e agora). Depois ...aonde? em que parte do corpo sentes esta sensasão/emoção?                                                                         Agora olha para a imagem da pessoa em causa e diz literalmente o que descrevesta aqui acima ,sem aumentar ou mudar alguma palavra. O texto tem de ser o mesmo texto.
 Volta a prestar atenção á pessoa. Como reage? Escutou-te?  Naturalmente terãs acesso a informação sobre a reacção da pessoa.
Agora  olha outra vez para a pessoa. O que aconteçe contigo quando a pessoa reage desta forma? O que sentes?/ pensas? Aonde o sentes no teu corpo? Abre-te para esta experiencia.
Valta de novo á imagem e diz: 'Ao reagires assim, quando te vejo assim..." discreve literalmente o que descreveste aqui acima. sensasões, pensamentos, emoções e a sua localização no teu corpo. Mais uma vez é muito importante ser factualmente o que aconteceu contigo, em vez da tua interpretação da experiencia vivida.
Repete a sequencia até chegares a um culminar da partilha entre ti e a pessoa em questão.
Geralmente notas que haverá informação nova sobre o conflito, um insight sobre o conflito ou sobre ti e geralmente sentirteás mais relaxado na presença dessa pessoa.


Trabalho Individual
Sente-se confortavelmente para poder ficar durante algum tempo sentado.
Antes de verdadeiramente começar inspire e expire lentamente durante algum tempo.
sita o peso do seu corpo ao passar para o chão, de maneira a sentir o suporte do ambiente á sua volta.

  1. Agora leve a sua atenção ao conflito que esá vivendo. Abra-se para esta experiencia. permita simplesmente a factualidade dos acontecimentos.
  •                                     O que sente ao permitir a realidade ser como é?
  •                           Localmente aonde o sente e em que parte do corpo?

É importante ao responder a estas perguntas deixar a resposta vir da totalidade do seu corpo, em vez de tentar responder logicamente. A resposta deve vir de um espaço vivido neste momento. Ancorada numa experiencia com dimensão sensorial. Isto pode vir através de uma imagem, uma sensasão fisica, ou uma emoçào. 
A atenção foca-se constantemente na esperiencia fisica. A tendencia será pensar sobre o assunto. Assim a pessoa em processo deve ser constantemente recaminhada a voltar á esperiencia fysica, ou emocional. Assim, se emerge um pensamento sobre a situação, imediatamente se pede á pessoa o que esse pensamento a faz sentir, emocionalmente ou fisicamente e em que parte do corpo. depois pede-se á pessoa que se abra para essa experiencia fisica. O mesmo se aplica a uma imagem.