O processo de integridade emocional

É impossivel mudar conscientemente. O próprio querer mudar e quem quer mudar é geralmente a pessoa dentro dos padrões. Querer mudar é um padrão em si próprio.
Por outro lado tudo está em mudança continua. É impossivel mantermo-nos o que somos. Tudo vai mudar e nós com tudo.
E, em verdade, porque é que queremos mudar? A maior parte das razões que tenho ouvido clientes citar é geralmente para evitar uma forma qualquer de mal estar. Assim pode-se dizer que mesmo o mal estar nos pode ajudar a acordar. John de Ruiter, um advocador da honestidade do ser, diz que necessitamos de uma certa pressão para nos deesmvolvermos.
Ë impossivel mudar o que somos. Mas é possivel criar uma relação diferente com o que somos.
Pôr o que somos numa outra perspectiva em que podemos ver que o que somos tem significado e profundidade.
A nossa relação connosco espelha a relação que temos com o mundo e com os outros.
Perfeição é morta. Nào pode hesistir vida em perfeição . Querer perfeição é sinónomo a querer acabar pois quando algo se torna perfeito o processo terminou. Por outro lado a vida é dinámica. Só asim, através deste dynamismo é que podemos tocarmo-nos e apercebermo-nos que hexistimos. O toque é um processo de A a B. Começa com um impulso, o impulso de A querer chegar perto de B .De querer sentir B.




Sofrer é mental
Não é a morte que devemos temer. nào é a dor que devemos temer. Ë a morte viva. O estado de zombie que devemos temer. Amorfos. dessensorizados. Sem sentir a dor. Uma das grandes preocupações da medicina alopatica é o cliente não ter dores. Claro que sim. É muito importante. Mas o sofrimento não é equivalente a dor. Sofrimento é mental. A forma como lidamos com dor é dependente da cultura em que nasceu, o país, em que século e em que classe social, e incrivelmente pessoal. O sofrimento é um processo mental e emocional. Para sofrer é necessario existir e sentirmo-nos de uma forma ou de outra separados da nossa existencia.
Há um sofrer hesistencial e um sofrer mental. estes dois influenciam o nosso estado sentimental e emocional.


Desenvolvimento humano e o desenvolvimento somático
Uma coisa é certa. Descartes nao era anatomista. 
Se olharmos para a anatomia do sistema nervoso, não existe nenhum ponto aonde o sistema nervosose divide. De facto, o sistema nervoso une anatomicamente o nosso interior ao nosso exterior. 
Estas são as unicas células do nosso corpo que se manteem durante toda a nossa vida. Todas as outras celulas morrem. Em sete anos, todas as celulas do seu corpo mudaram. de verdade, se contar sete vezes sete chegaa quarenta e nove. Na India é tradição manter as responsabilidades de familia até aos cinquenta anos. Depois dos cincuenta anos é socialmente aceite dedicar-se á espiritualidade, retirar-se em meditação ou tornar-se mestre da profissão que exerceu, aceitando estudantes e discipulos. 
De acordo com o sistema dos chakras, um sistema de distribuição de energia no corpo, bastante popular em todo o mundo hoje em dia, os primeiros sete anos da nossa vida vivemos sob influencia, desenvolvendo o primeiro chakra, dos sete aos catorze anos desenvolvendo o segundo chakra e assim por diante. As células que tinha o recém nascido, aparte das células cerebrais ja nao existem aos sete anos.
Na nossa tradição ocidental  é suposto vemos aos cincuenta anos o Abrão e a Sara
 Nesta passagem  da Biblia, Jesus está envolvido em uma discussão no templo. "Os judeus disseram:" Você ainda não tem cinqüenta e viu Abraão? " "Em verdade vos digo", respondeu Jesus, "Antes que Abraão existisse, Eu sou." 
Assim vos digo eu: Antes de pensar algo, existe a esperiencia vivida. Esta é!
Por isso em vez de eu penso, logo existo, eu digo "Sinto, logo existo."


A função do cerbro 
A função do cerbro é receber informação do exterior, digerir ou processar esta informação e mandar informação ao exterior, ou seja, reagir ao exterior. A informação que recebemos chamamos informação aferente, o que tem a ver com afecto. A informação que mandamos ao exterior chamamos lhe eferente, o que tem a ver com efeito.
Afecto-efeito. O mundo forma-me e eu formo o mundo.
  • Qual é o sistema nervoso que pensa e o sistema nervoso que sente? ë claro que os dois contribuem para as duas funcções.
  • Na verdade quem pensa e quem sente somos nós. Não o nosso corpo. Se cortar o meu dedo, este, caido no chão não pode sentir dor.
  • A capacidade de experienciar, de sentir, o orgão que nos faz saber que existimos é o nosso cerbro e os sentidos.
O processo de integração de uma experiencia
Durante o processo de integração de uma experiência no cerbro, analisamos a experiência neste momento atraves de experiências passadas. por exemplo, vemos uma bicicleta azul e o nosso cerbro imediatamente reconhece a forma e a côr do objecto observado. Assim imediatamente distanciamos a nossa atenção do experimentar a bicicleta azul, que de facto é simplesmente um impulso visual, o qual nos afecte sensorialmente, para prestar atenção ao processo de reconhecimento do comcepto "bicicleta azul" que a partir de agora se tornou num simbulo verbal, chamado bicicleta azul. 
A experiencia de ser tocado por este impulso, movido por este impulso é completamente ignorada. A partir de agora simplesmente nos relacionamos com o concepto bicicleta azul, 
Assim não mais somos movidos por a esperiencia vivida.  
Psicoterapia pretende mover a pessoa através da focalização nas imagens, pensamentos e associações cognitivas.

O processo de integridade emocional
O processo de integridade emocional tenta lidar com a informação aferente e eferente de modo integro. Assim:
Durante o processo de integração da experiência, mantemos o foco da atenção na experiencia vivida, ou seja na informação aferente. 
Neste momento, em vez de nos focarmos no processo cognitivo, associativo e imaginativo mantemos a nossa atenção dirigida á experiencia, fazemos um scan do que sentimos no corpo durante a experiencia, e o que esta induz no nosso corpo em sensasões, e sentimentos.


É claro que as experiencias passadas nos formaram e que para entendermos o padrão das nosas reações teremos de as reencontrar no passado. Mas Os nossos padrões de reacção reagem no presente, aonde o nosso corpo se encontra e o total da nossa formação. 
Citando um psicologo/biologista americano chamado Pieter Levine:" Trauma não existe no passado trauma está presente nas nossas reacções ao presente momento."


No processo de integridade emocional vemos na experiencia de hexistir através deste corpo a possibilidade de criar uma relação directa com o sentido de hesistencia. Porque o simples facto de nos sentirmos a nós nos faz relaxar. torna-nos mais calmos e mais satisfeitos.
Objectivos:

  1. Criar uma relação melhor com o presente momento 
  2. dar sentido á nossa existencia 
  3. Facilitar uma resposta mais adequada a qualquer situação que se apresenta na nossa vida, desplotando assim um processo novo ainda não existente, não repetitivo e com bases na actualidade do momento presente.





O coração dentro do process de integridade emocional








O processo de integridade emocional tra